FAPAR

Como acessar

Destaques

Projeto com o Pequeno Cotolengo Paranaense​

No decorrer deste semestre, os acadêmicos do 1° período do Curso de Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade FAPAR, desenvolveram um Projeto de Consultoria para o Pequeno Cotolengo Paranaense, com o objetivo de analisar a imagem que os moradores de Curitiba e Região Metropolitana possuem sobre a Instituição.

Neste Projeto, sob a orientação da Professora Luciane Strano, os alunos realizaram entrevistas com mais de 200 pessoas e estruturaram propostas e sugestões, às quais foram apresentadas aos gestores da Instituição.

Projeto com o Pequeno Cotolengo Paranaense​


Convite à alunas da FAC e FAPAR – Faculdade Curitibana e Faculdade Paranaense

Data Horário Ações
08/08/2019 19h30 à 20h30 Mulher e seus Direitos
05/09/2019 19h30 à 20h30 A Mulher no mercado de trabalho - A imagem da Mulher
03/10/2019 19h30 à 20h30 Relacionamento Abusivo

Campus Água Verde - sala será informada através de mural.
Prof.ª Cibéli Duarte
Coordenadora CPA

Convite à alunas da FAC e FAPAR – Faculdade Curitibana e Faculdade Paranaense Convite à alunas da FAC e FAPAR – Faculdade Curitibana e Faculdade Paranaense


6° Meeting de Nutrição Estética

Aluna do curso de nutrição FAPAR tem trabalho premiado no 6° Meeting de nutrição estética em São Paulo.

Nos dias 17 e 18 de maio de 2019 ocorreu em São Paulo o 6° Meeting de Nutrição Estética. Para o evento foram selecionados artigos científicos a fim de serem apresentados durante o congresso bem como concorrer a prêmios, a aluna Hallyne B. S. Caetano do 8° período de nutrição recebeu a 1° colocação com a apresentação de seu trabalho de conclusão de curso intitulado:Avaliação do perfil estético de militares estaduais, a partir do índice de massa corporal e circunferência da cintura.

Nós do curso de nutrição FAPAR estamos orgulhosos de nossos alunos concluintes e parabenizamos os professores e espaços de pesquisa envolvidos.

Fotos Relacionadas

A Ação Social e o Amor à Natureza

Projeto dos alunos de Administração e Ciências Contábeis - A Ação Social e o Amor à Natureza Produzindo Liderança Sustentável.

A Ação Social e o Amor à Natureza


Visita Técnica Engenharia Civil - Calmix

A metodologia prática aplicada ao ensino apresenta-se como um processo importante e representativo, no que diz respeito à aprendizagem por parte dos alunos Neste sábado, os alunos da FAPAR, 3º Período de Engenharia Civil, participaram de uma visita técnica na CALMIX Preparação de Argamassa e Concreto, onde puderam conhecer os ensaios normativos laboratoriais para eficiência da dosagem de concreto, bem como participar dos processos necessários para o controle dos materiais constituintes no concreto de acordo com o traço.

Gostaria de agradecer imensamente ao aluno e funcionário da Calmix, Chilo Weilcker Martinez, pela oportunidade da visita.

Anne Seidel Luciano
Prof.ª Coordenadora - Engenharia Civil

Fotos Relacionadas

Parceria com a Prefeitura de Rio Branco do Sul

No dia 29 de abril de 2019, os acadêmicos de fisioterapia realizaram uma visita em campo para aula prática no município de Rio Branco do Sul. Durante a aula, os acadêmicos realizaram avaliações funcionais nos pacientes do grupo de fisioterapia coletiva, grupo este que é desenvolvido pelo setor de fisioterapia da secretaria de saúde do município. Com a aula em campo, os alunos puderam interagir com os pacientes, aprimorar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma interdisciplinar, além de trocar experiências com os profissionais que ali atuam. A experiência foi muito gratificante e enriquecedora aos alunos, aos pacientes e ao município. A coordenação de Curso agradece a recepção da gestão e aos fisioterapeutas do município.

Fotos Relacionadas

Visita à Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP)

Alunos do curso de Fisioterapia da FAPAR realizam visitas técnicas na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP).

No dia 17 de abril de 2019, as turmas dos primeiros períodos de fisioterapia, matutino e noturno, realizaram visitas técnicas na Associação dos Deficientes físicos do Paraná (ADFP). As visitas foram mediadas pelo prof. Elgison Santos, e todos os alunos tiveram oportunidade de conhecer a instituição e suas atuações, realizaram uma conversa com o presidente, diretores e profissionais que ali atuam, assistiram a um vídeo institucional e, ainda, tiveram contato direto com paratletas de várias modalidades paradesportivas e/ou paralímpicas, que mostraram o esporte no contexto de reabilitação, socialização e no alto rendimento.

No final, foram desafiados para uma vivência prática com a utilização de cadeira de rodas em vários ambientes além de se aventurar em partidas de alguns esportes adaptados, para perceberem os obstáculos que precisam ser superados. Agradecemos a instituição pela receptividade e esperamos novos momentos como este.

Fotos Relacionadas

Workshop Eccos Cosméticos Ecológicos

Alunos do curso superior de Estética e Cosmética participam de Workshop Eccos cosméticos ecológicos.

Como conteúdo complementar da disciplina de Bioética e legislação profissional nos dias 10 e 11 de abril de 2019, foi organizada pela professora Fernanda Quaresma de Araújo, uma aula prática com demonstração de ativos da empresa Eccos cosméticos ecológicos, para os alunos dos 1 períodos (matutino e noturno) do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética. Durante a atividade, os alunos puderam conhecer os ativos e testarem em massagens e manobras suaves, demonstrados pela consultora convidada a Tecnóloga em Estética Roselaine Alves Pereira. Usou-se em especial a linha de estética facial, em um protocolo de Revitalização cutânea com ativos naturais. O evento foi produtivo e significativo, uma vez que graduação em Estética e Cosmética valoriza o cuidado com o ser humano, o comprometimento com a saúde e ética profissional. , com ênfase em cuidar do bem-estar e autoestima das pessoas.

Fotos Relacionadas

Acadêmicos do curso de Gestão de RH da FAPAR em visita ao Pequeno Cotolengo

Os alunos do 1º período do Curso de Gestão de RH tiveram a oportunidade de realizar visita técnica ao Pequeno Cotolengo de Curitiba, no dia 30 de março de 2019. A visita teve como foco principal iniciar as atividades de pesquisa dentro do Projeto Integrado Multidisciplinar, cujo tema neste semestre será imagem institucional. Esta atividade está sendo coordenada pela Prof.ª Luciane Strano que conta com o apoio dos dirigentes do Pequeno Cotolengo e da coordenação do curso da FAPAR.

Acadêmicos do curso de Gestão de RH da FAPAR em visita ao Pequeno Cotolengo


Acadêmicos do curso de Farmácia da FAPAR realizam visita técnica no CEMEPAR

No dia 25 de março de 2019 os alunos do 1º período de Farmácia, sob supervisão do Prof. Reginaldo realizaram a visita técnica no CEMEPAR – Centro de Distribuição de medicamentos do Paraná. Com esta visita os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos campos de atuação do profissional Farmacêutico além de poder verificar a programação, aquisição, recebimento e distribuição dos medicamentos no estado do Paraná. Através do Centro de Medicamentos do Paraná – CEMEPAR é possível garantir de forma gratuita o acesso aos medicamentos dos programas oferecidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA-PR), por meio de uma logística qualificada.

Fotos Relacionadas

Alunos do curso de Biomedicina realizam a sua 1ª visita técnica no Laboratório Municipal de Curitiba

Nos dias 21 e 22 de março de 2019 os alunos do curso de Biomedicina realizaram a sua 1ª visita técnica no Laboratório Municipal de Curitiba. Os alunos foram recebidos pela Biomédica Jéssica a qual pode explicar todas as responsabilidades, direitos e deveres do profissional biomédico. Os alunos puderam circular pelas áreas técnicas: imunoquímica, hematologia, urinálise, parasitologia e microbiologia. O Laboratório Municipal de Curitiba, apesar de ser um órgão público e atender somente pelo SUS, está em igualdade de condições tecnológicas com os grandes laboratórios do país.

Fotos Relacionadas

Visita técnica na empresa Laborclin – Produtos para Laboratório

Na data de 18 de março de 2019, os alunos do 7º período do curso de Farmácia acompanhados pelo Prof Me Rodrigo, realizaram a 1ª visita técnica do ano na empresa Laborclin – Produtos para Laboratório. Os alunos foram recebidos por duas das assessoras científicas da Laborclin onde foi apresentado toda a história da empresa e os atuais ramos de trabalho e mercado da Laborclin. Após a apresentação os alunos se paramentaram, afim de atender as normas da empresa, e visitaram as diferentes áreas do complexo da Laborclin. Departamento de controle de qualidade e análises microbiológicas: os alunos foram apresentados a todo o fluxo e rotina de trabalho dos processos de controle de qualidade referentes a produção dos produtos da Laborclin (reagentes, meios de cultura e drogas/medicamentos). Setor de produção de meios de cultura: os alunos foram apresentados ao processo automatizado de produção de meios de cultura, e a maior sala limpa de produção da américa latina. Setor de distribuição e logística: dentro do setor de distribuição e logística foi apresentado o processo de gerenciamento, armazenagem, estocagem e envio dos produtos da Laborclin, produtos esses que após a produção são encaminhados a diversos consumidores pelo país.

Fotos Relacionadas

Visita técnica na empresa Prodiet

Alunos do 5º e 6º semestre de Nutrição realizaram visita técnica na fábrica de dietas e suplementos Prodiet, sob supervisão da Prof.ª Gisele Farias. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pelos profissionais de diversas áreas e, sobretudo equipe responsável pela nutrição.

Visita técnica na empresa Prodiet


Mesa redonda de nutrição em saúde pública

Acadêmicos de Nutrição da FAPAR em debate sobre saúde pública e coletiva com diretrizes da PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição).

Nesta semana a Prof.ª Juliana Bertolin docente da disciplina de nutrição e saúde pública da turma de 5º e 6º períodos promoveu debate sobre a atuação do nutricionista na saúde pública e coletiva. Estiveram presentes as nutricionistas de São José dos Pinhais Vanessa Chapanski e de Pinhais Lillian Tanikawa ambas atuantes em ações na atenção primária a saúde. A fala que norteou o debate trazia as diretrizes da PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) relacionando as atividades da mesma com a prática profissional. Os alunos conseguiram observar a amplitude da nutrição no âmbito público e quanto é importante reconhecer os espaços de atuação para inserção no mercado de trabalho.

Mesa redonda de nutrição em saúde pública


APS na associação ACRIDAS

Os alunos do 2º período de Farmácia no dia 03 de novembro de 2018, tiveram a oportunidade de realizar a APS na associação ACRIDAS junto com a Prof.ª Thaiz e a Coordenadora Prof.ª Tatiane.

Os alunos tiveram a oportunidade de passar conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também lição de cidadania e amor ao próximo. A manhã iniciou com um delicioso café da manhã preparado para as crianças e depois 05 oficinas de trabalho foram desenvolvidas para as crianças: alimentação saudável, lavagem de mãos, fabricação de brinquedos com garrafa pet, fabricação de slime e atividade física.

Acridas foi criada para a: “Promoção integral da Criança, do Adolescente e da Família, e de qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social” e os nossos alunos puderam contribuir com este lindo trabalho.

Fotos Relacionadas

Visita técnica Nutrilatina

Alunos do curso de Nutrição da FAPAR visitam o Centro de Excelência em Pesquisa Científica e Desenvolvimento

No dia 11 de setembro de 2018, os alunos dos 7º e 8º períodos do curso de Nutrição tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em visita monitorada ao Centro de Excelência em Pesquisa Científica e Desenvolvimento - NUTRILATINA. No tour os alunos puderem entender sobre os procedimentos de pesquisa e desenvolvimento de produtos e, ainda, os processos de gestão de qualidade que incorporam o aprimoramento das soluções tecnológicas e de engenharia nutricional, que envolvem os portfólios de produtos do laboratório de alimentos, entre eles: suplemento para praticantes de atividade física, emagrecimento e gerenciamento de peso, nutri cosméticos, produtos para saúde e bem-estar. Estiveram presentes as professoras Daniela Tolari e Mariana Amabile.

Fotos Relacionadas

Visita Técnica no Pequeno Cotolengo Paranaense

No dia 18 de agosto de 2018, os alunos dos 1º e 2º períodos do curso tecnológico de Gestão de Recursos Humanos da FAPAR, tiveram a oportunidade de realizar Visita Técnica ao Pequeno Cotolengo Paranaense. A atividade foi coordenada pela professora Luciane Strano, do curso de Gestão de RH. A visita faz parte da primeira etapa do Projeto Integrado Multidisciplinar e dará suporte para a realização dos trabalhos envolvendo o tema Turnover de Voluntariado.

A participação dos alunos é intensa e a motivação do grupo é grande, pois o projeto abordará conteúdos de diversas disciplinas do curso com a participação de todos, docentes e discentes.

Fotos Relacionadas

Acadêmicos do curso de Farmácia da FAPAR em visita técnica na SANEPAR

No dia 14 de agosto de 2018 os estudantes do 2º período do curso de Farmácia tiveram a oportunidade de conhecer o Laboratório da SANEPAR acompanhados pelo Professor Doutor Jonas. A Unidade de Serviços de Avaliações e Conformidades (USAV) é responsável pela realização de análises físico-químicas e microbiológicas de águas in natura, produzida e tratada, além de análises físico-químicas de esgoto e lodo de todos os municípios e localidades atendidas pela SANEPAR. Além da oportunidade de conhecer os laboratórios com equipamentos modernos, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer o museu. O Museu do Saneamento é um espaço de memória e cultura sobre o saneamento do Estado do Paraná, que promove o conhecimento e a reflexão entre o homem e o ambiente. Desde 2014, está instalado na antiga estação de tratamento de água Tarumã, a primeira da Capital paranaense, construída em 1945. É um museu institucional mantido pela SANEPAR, que desde 1988, mantém um programa de preservação da memória do saneamento.

Fotos Relacionadas

Parceria entre o curso de Nutrição da FAPAR e Hospital Geral de Curitiba

Desde o início do ano de 2018, os estagiários do curso de Nutrição realizam atividades nas diversas áreas que competem a nutrição no Hospital Geral de Curitiba - HGC. Essas atividades têm grande importância para desenvolvimento da expertise prática dos alunos que além de participarem da rotina da nutrição clínica hospitalar, também participam ativamente dos atendimentos do ambulatório de nutrição clínica com atendimentos voltados às diversas patologias. Para a coordenadora Juliana Bertolin Gonçalves, a atividade tem colaborado para formação prática ampliada e reflexiva. As atividades do estágio acontecem todos os dias pela manhã.


Parceria Cia BV Tech e o curso de Nutrição da FAPAR

A parceria entre a Cia BV Tech e o curso de Nutrição da FAPAR cria uma ponte entre os alunos e a comunidade, unindo duas áreas muito importantes para o profissional de Nutrição: a Nutrição Estética e a Nutrição Oncológica.
Por meio de atendimentos ambulatoriais junto à adolescentes (em um projeto denominado Estética Teen) e a atenção nutricional junto à portadores de câncer (de diversos serviços de saúde da região de Curitiba), a vivência nas duas áreas vem ao encontro do perfil profissional que a FAPAR almeja: com a competência técnica para a diversidade, a pluralidade e a profunda compreensão da realidade do mercado que se ramifica e exige novos rumos.


Empreendedorismo no contexto da Estética e Cosmética

No dia 7 de maio de 2018, ocorreu, a convite da professora Fernanda Quaresma, a palestra “Empreendedorismo no contexto da Estética e Cosmética” para os acadêmicos dos 2º e 3º períodos do curso de Estética e Cosmética. O conteúdo da palestra é complementar ao conteúdo da disciplina de Planejamento de Negócios da Saúde.

A palestrante Monica Jacqueline de Faria Schimunda é sócia proprietária da empresa Jacque & Joli - Estética avançada e bem-estar.

Foram apresentados os desafios e oportunidades no Atendimento e no Empreendedorismo, assim como as atitudes empreendedoras importantes na área da estética, cosmética e qualidade de vida.
A palestra foi produtiva e significativa para a formação profissional, contribuindo para aprendizado e desenvolvimento de um plano de negócios, envolvendo a análise de mercado e competidores; marketing, vendas e planejamento estratégico , assim como conceitos como visão, missão, valores, análise de ambientes, objetivos e estratégias.

Avaliaçao nutricional de atletas do Clube Morguenau


Avaliação Nutricional de Atletas do Clube Morguenau

Os alunos dos 4º e 5º períodos do curso de Nutrição participaram de uma aula prática no Clube Morguenau com a supervisão do professor Alexsandro Wosniaki. O intuito dessa prática é desenvolver o olhar para as peculiaridades do atendimento de atletas, o que auxilia no aprendizado prático para o acompanhamento desse público. Para os alunos, a oportunidade foi interessante e positiva, pois puderam conhecer a realidade do atleta de alto rendimento. Segundo a professora Juliana Bertolin Gonçalves, coordenadora do curso, esse modelo de aula aproxima o aluno da realidade da profissão e agrega conhecimento para além da teoria.

Avaliaçao nutricional de atletas do Clube Morguenau


Lançamento de livro do Professor Tiago Lacerda

Deus como problema filosófico na Idade Média.

O professor Tiago Lacerda, do curso de Direito da Faculdade Curitibana (FAC) e Faculdade Paranaense (FAPAR), lançou o livro: “Deus como problema filosófico na Idade Média”. O livro foi lançado também no campus da FAC, durante a Jornada Jurídica no dia 5 de maio de 2018. Na obra, o autor apresenta análises de tópicos especiais de obras da Filosofia Medieval e algumas reflexões a partir de autores como Santo Agostinho, Boécio, João Escoto Erígena, Pedro Abelardo e São Tomás de Aquino.

O objetivo do livro perpassa pela busca da verdade e, associá-la à figura de Deus é um processo a ser construído paulatinamente por meio de muitas discussões. E nessa inquietante e infinita procura, muito já foi discutido em relação à figura de Deus. De Santo Agostinho a São Tomás de Aquino, a filosofia medieval está repleta de autores que se dedicaram a falar sobre o divino e que contribuíram de forma significativa para o estudo desse problema filosófico, tornando-se, até hoje, referência fundamental nessa área.

Você pode descobrir neste livro, diferentes interpretações e argumentos sobre essa questão e temas tão complexos quanto o divino e o metafísico estudados à luz da filosofia.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Intersaberes, ou se preferir, pelo link abaixo:
Livraria Intersaberes.

Sobre o Professor:
Nascido em Coronel Fabriciano (MG), o professor Tiago Lacerda é graduado em Filosofia pela Faculdade Vicentina (FAVI), mestre e doutorando em Filosofia pela PUC-PR.
É professor de Filosofia do Direito, Ciência Política e hermenêutica na FAC/FAPAR e professor de Filosofia (QPM) no Colégio Estadual Pedro Macedo.

Fotos Relacionadas

Acadêmicos de Fisioterapia levando e elevando o nome da FAPAR em evento científico

Os acadêmicos Simone Cristina Pires e Wellington José Gomes Pereira, ambos do curso de Fisioterapia da FAPAR (3º período) participaram do XIV ENEPE (Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão/Encontro de Bioética/Fórum de Iniciação Científica) nos dias 2 e 3 de outubro 2017. Além de expor o pôster, tiveram também seu artigo científico indexado (ANAIS-ISSN 2358-5064), com publicação prevista para segunda quinzena de outubro 2017.

O trabalho científico intitulado “Os desafios da comunicação entre os surdos e os profissionais da saúde, o que podemos fazer para melhorar esta situação”, reflete sobre as dificuldades e barreiras de comunicação que os surdos possuem quando são atendidos por profissionais da área de saúde, entre eles Médicos, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Farmacêuticos e outros.

Acadêmicos de Fisioterapia, levando e elevando o nome da nossa IES em evento científico


Palestra: "Nutrição e mídias sociais sob o ponto de vista ético"

A nutricionista Paola Altheia, autora do blog “Não Sou Exposição!”, ministrou palestra na disciplina de Ética Profissional sobre: “Nutrição e mídias sociais sob o ponto de vista ético”, para os alunos do 3º e 4º períodos do curso de Nutrição da FAPAR.

Parabéns, professora Ana Ribeiro, pelo excelente trabalho realizado.

Palestra: Nutrição e Mídias Sociais sob o ponto de vista ético


Programa de Monitoria - 2017

O Programa de Monitoria é desenvolvido como estratégia institucional para a melhoria do processo ensino-aprendizagem de graduação.

Os objetivos do Programa de Monitoria são:

  • despertar no estudante o interesse pelo ensino;
  • prestar o suporte ao corpo docente no desenvolvimento das práticas pedagógicas;
  • prestar o apoio ao aprendizado do estudante que apresente maior grau de dificuldade em disciplinas/unidades curriculares e/ou conteúdo.

E é neste contexto que o curso de Farmácia publicou edital para monitoria nas disciplinas de: Química Orgânica e Bioquímica Estrutural. Os alunos selecionados foram: Marcos Vinícius e Yasmin.

Programa de Monitoria - 2017


Acadêmicos do curso de Farmácia realizam processo seletivo para docente no CEBRAC

Nos dias 25 e 28 de novembro de 2016, as alunas do 3º período do curso de Farmácia, Fernanda Wissam Samad e Ana Paula Grendel realizaram processo seletivo para docente no CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos.

O processo seletivo contou com a realização de uma prova teórica e uma prova prática em docência.

A aluna Ana Paula participou da Semana Pedagógica e processo de treinamento para iniciar as aulas em fevereiro de 2017.

A coordenação e toda equipe de docentes do curso de Farmácia estão orgulhosos com o sucesso de seus alunos!

Acadêmicos do curso de FARMÁCIA  realizaram processo seletivo para docentes no CEBRAC


Thaís Amorim, acadêmica do curso de Direito, colabora em livro de contos de Ana Maria Camargo

No dia 27 de outubro de 2016, aconteceu na Livraria da Vila, no shopping Pátio Batel, a noite de lançamento do livro de contos: “O Mistério da Biblioteca”. Organizado pela produtora cultural Ana Maria Camargo, a obra reúne textos de 15 autores, com a participação de Thaís Amorim, acadêmica do curso de Direito.

Estiveram presentes no lançamento do livro diversos acadêmicos do primeiro período do curso de Direito, e, representando o corpo docente, o professor Evaldo Pedroso.

Por esse momento de significativa alegria, ficam os votos de sucesso da Faculdade Paranaense.

Fotos Relacionadas

Cursos de Saúde da FAPAR na Praça da Cidadania em Curitiba

Novamente a Faculdade Paranaense - FAPAR participou do evento "Praça da Cidadania” promovida pela Coca-Cola FEMSA no dia 19 de março 2016. Assim como em 2015, a instituição foi representada pelos cursos da área da saúde Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição que participaram em conjunto, abrilhantando o evento com a competência e eficiência de nossos acadêmicos. Os acadêmicos foram supervisionados por professores e coordenadores dos cursos levando a cidadania à comunidade.


Curso de Fisioterapia da FAPAR recebe estrelas do Guia do Estudante

Com excelência já reconhecida por professores, alunos e comunidade, o curso de Fisioterapia da Faculdade Paranaense – FAPAR, desta vez, foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante e constará da publicação GE Profissões Vestibular 2016.

Parabéns a todos que contribuem para o inigualável nível dos cursos da FAPAR!


FAPAR e CIA-Buona Vita firmam parceria

O sucesso na elaboração de projetos sociais vem fundamentalmente de uma ação bem direcionada, por isso o Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas (CIA-BV), localizado em Curitiba-PR, lançou recentemente o projeto QI (Qualificação e Imersão no Mercado de Trabalho), que investe em parcerias com instituições de ensino superior. Onde o principal objetivo é encontrar alternativas para o desenvolvimento teórico-prático dos voluntários. Por isso, essa semana o CIA-BV fechou mais uma parceria, desta vez foi com a FAPAR (Faculdade Paranaense), que possui o curso de Estética e Cosmética (Superior de Graduação Tecnológica).

A entrega oficial dos produtos, que fazem parte do Kit Training referente à parceria, foi realizada pela coordenadora de relacionamento do CIA-BV, Luzia Celoni e contou com a presença do professor Wagner Allan Cagliumi, diretor da FAPAR, da coordenadora de Estética e Cosmética, a nutricionista Luisa Wolpe Simas, do Coordenador Pedagógico, professor Cláudio Vicente e da professora Patrícia Nosima, além de alunos do curso de Estética e Cosmética.

"Para os alunos, participar de um projeto como esse é uma oportunidade de conhecer o mercado e obter um melhor direcionamento para a sua carreira", salienta a Coordenadora do curso de Estética e Cosmética da FAPAR, Luisa Wolpe Simas.

A Buona Vita é a única empresa a injetar capital no Instituto, por isso cede os produtos utilizados nos tratamentos e pesquisas na área estética. Para Luiz Carlos Caramori, Diretor Executivo Intercontinental da marca, o Instituto é um núcleo integrador, que foi criado para intermediar as necessidades, entre as instituições, empresas e alunos. “Um fator determinante dentro da pesquisa brasileira, e que infelizmente impede o seu avanço, é o fato de se trabalhar de modo isolado e individual. O papel do CIA-BV é o de aprimoramento e a viabilização da pesquisa científica no Brasil. Já que os alunos poderão consultar em nosso site, diversos temas de estudo sugeridos pelas empresas e desenvolver seu potencial, por meio de demandas reais. Toda essa ação visa uma mudança comportamental”, afirma Caramori.

Outras informações com relação aos trabalhos e projetos do CIA-BV podem ser acessadas no site (http://www.ciabv.com.br/).

Fotos Relacionadas

Acadêmica da FAPAR foi aceita na Pós-Graduação do Hospital Albert Einstein

A acadêmica Rejeane Aparecida dos Santos, do 8º período do curso de Enfermagem foi aceita como aluna regular do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Centro Cirúrgico e Central de Material do Hospital Albert Einstein em São Paulo.

Na foto, Rejeane e o Coordenador do curso de Enfermagem da FAPAR, professor Cleber Felizari.

Fotos Relacionadas

Oficina de Inglês

O curso de Administração da FAPAR, por meio da disciplina de Empreendedorismo, promove a primeira oficina de inglês de 2013. A atividade é uma oportunidade oferecida aos alunos do curso de Administração para intensificar o seu desenvolvimento profissional. Atualmente a oficina conta com aproximadamente 60 alunos inscritos.

Agradecemos ao aluno Fernando Lafaiete do 5º período do curso de Administração, que disponibilizou seu tempo e conhecimento para realização da Oficina de Inglês de 2013.

Parabéns Fernando, pelo seu excelente desempenho e pelo sucesso!

Fotos Relacionadas

Aluna do curso de Enfermagem da FAPAR tem trabalho aprovado em Congresso da Universidade Federal de São Carlos

O trabalho de conclusão de curso (TCC) da aluna Sheila Ribeiro Leite, orientada pela Professora Doutora Júnia Aparecida Laia da Mata Fujita foi aprovado para apresentação no I Congresso de Parto, Nascimento e Amamentação Saudáveis, IV Simpósio de Humanização do Parto promovido pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

O evento ocorreu entre os dias 13 e 15 de setembro de 2013 no campus da UFSCar. Durante o congresso, os principais objetivos foram reunir estudantes e profissionais da área da saúde para trocar experiências, atualizar seus conhecimentos e refletir sobre temas importantes para a melhoria do atendimento à mulher, aos recém-nascidos e suas famílias.

O trabalho da aluna Sheila Leite, do 8º período do curso de Enfermagem, faz parte do projeto de iniciação científica denominado “Preparo para o Parto em Maternidades Públicas: uma estratégia de humanização”, fundado e coordenado pela professora doutora Júnia Fujita, docente do curso de graduação em Enfermagem, da área Materno-Infantil na Faculdade Paranaense (FAPAR). O projeto tem por objetivos: planejar o parto de mulheres atendidas em maternidades públicas na cidade de Curitiba, Paraná, e preparar mulheres, casais/famílias para vivenciarem o parto de maneira ativa e positiva. Nele alunos da graduação podem desenvolver estudos científicos que atendam aos seus objetivos, ingressando no campo da produção científica.

A pesquisa da aluna intitulada Planejamento do Parto como Estratégia de Humanização: proposta de um plano de parto teve por objetivo elaborar um plano de parto fundamentado na literatura científica sobre o assunto. A mesma conta com a co-orientação do professor especialista Michel Dalmenico. O plano de parto elaborado está fundamentado na literatura científica e nas recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre boas práticas na atenção ao parto. O plano de parto servirá de subsídio para futuras pesquisas realizadas dentro do projeto e poderá ser utilizado por profissionais de saúde em outras maternidades.

Clique aqui para ver o resultado da seleção dos trabalhos.

Fotos Relacionadas

O Instituto de Ensino e Cultura do Paraná – IECP é, agora, FAPAR – FACULDADE PARANAENSE.

Conforme Portaria n.º 738 de 17 de junho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2010, o MEC aditou os atos de credenciamento da Instituição, alterando, definitivamente, a denominação de Instituto de Ensino e Cultura do Paraná – IECP para FACULDADE PARANAENSE – FAPAR.