Projeto de Extensão Comunitária: Onde estão nossos egressos?
Onde estão nossos Egressos? A comunidade acadêmica em conjunto com o Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, quer saber onde estão os profissionais formados pela FAPAR.
No dia 03 de setembro de 2024, o CRF-PR promoveu mais uma cerimônia de juramento para 113 novos profissionais, oficializando o ingresso destes farmacêuticos no mercado de trabalho. Este momento é essencial na carreira dos farmacêuticos, representando o compromisso ético e a responsabilidade com a saúde da população.
A cerimônia de juramento é um marco significativo para os novos farmacêuticos, representando um importante passo em suas carreiras e reafirmando os valores essenciais da profissão. Conforme o artigo 18 da Lei Federal 3.820/60, o juramento é um requisito obrigatório para os profissionais recém-inscritos no conselho estadual, precedendo a entrega da carteira profissional.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas, a realidade das profissões na comunidade
O Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR levou os acadêmicos de Farmácia da FAPAR a visitarem a Indústria Farmacêutica referência em fitoterapia no Brasil, Herbarium.
No dia 30 de agosto de 2024, os alunos do 3º e 4º período, foram até a indústria Herbarium acompanhados pela Prof.ª Débora Radulski para uma visita técnica.
A Herbarium é uma indústria farmacêutica referência em Fitoterapia no Brasil. A linha de produtos é composta por fitoterápicos tradicionais, suplementos alimentares, fitocosméticos e fitomedicamentos éticos com eficácia validada por diversos estudos científicos. Geram impacto positivo para o planeta, temos o compromisso de cuidar das pessoas e do meio ambiente.
A planta industrial está localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba e segue a filosofia de Lean Manufacturing (Produção Enxuta).
São referência na fabricação de produtos naturais com qualidade farmacêutica. As tecnologias empregadas estão de acordo com as normas internacionais de Boas Práticas de Fabricação (BPF), que visam combater e evitar contaminações microbiológicas, físicas, químicas e cruzadas na fabricação de medicamentos, atuando desde a qualificação criteriosa dos nossos fornecedores, passando por todas as etapas de processamento até a entrega do produto ao consumidor. As fabricações dos produtos seguem roteiros padronizados, os quais são validados e monitorados diariamente por uma equipe rigorosamente capacitada.
O Laboratório de Controle de Qualidade conta com uma equipe especializada, equipamentos modernos, como cromatógrafos líquido e gasoso (HPLC e GC), e métodos validados para análise das matérias-primas, produtos intermediários e acabados.
Todas estas informações os alunos puderam acompanhar na prática e aumentar ainda mais o conhecimento desta área farmacêutica.
Projeto de Extensão: CRF-PR Júnior
Nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2024, dando continuidade ao Projeto CRF-PR Júnior, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, aconteceu o 1º curso de Perfuração do Lóbulo Auricular ministrado pela Farmacêutica Dra Ana Sakashita do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.
A conselheira e palestrante, Dra. Ana Carolina Sakashita, especialista no tema, abordou as etapas de perfuração, preparo do paciente, do material, noções de biossegurança, legislação, técnicas de perfuração, diferenciais nos atendimentos e home care. O curso foi organizado pelos alunos do CRF Júnior.
Projeto de Extensão Comunitária: Onde estão nossos egressos?.
Onde estão nossos Egressos? A comunidade acadêmica em conjunto com o Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, quer saber onde estão os profissionais formados pela FAPAR.
Na noite de 17 de agosto de 2024, a aluna egressa do curso de Biomedicina, Vera Fogaça – Biomédica Esteta, recebeu o prêmio “Profissionais 2024” em uma bela cerimônia realizada no Clube Curitibano.
Os professores da Fapar e toda equipe, celebram a sua dedicação e seu empenho em busca do conhecimento. Continue perseguindo seus sonhos com paixão e determinação!
Projeto de Extensão: Interdisciplinaridade
Através do Projeto aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, no dia 22 de março de 2024, os alunos do curso de Farmácia e a comunidade acadêmica, tiveram o privilégio de assistir à palestra realizada pelo Farmacêutico Gideão Ribeiro, que há mais de 15 anos faz parte do setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Herbarium. A indústria farmacêutica é líder e referência em Fitoterapia no Brasil, especializada e reconhecida pela excelência em pesquisa e desenvolvimento!
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas, a realidade das profissões na comunidade
No dia 5 de março de 2024, alunos e professores do curso de Farmácia Fapar do período matutino, dando continuidade ao Projeto de Extensão, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, participaram da palestra ministrada pela diretora secretária-geral do CRF-PR, Dra. Greyzel Benke, que abordou a importância dos conselhos profissionais para o farmacêutico e para a sociedade.
"Os conselhos profissionais não são meras entidades burocráticas. O Conselho de Farmácia, por exemplo, representa a vanguarda da nossa profissão, garantindo padrões éticos, promovendo a educação continuada e defendendo os interesses dos profissionais e, por extensão, da comunidade que servimos", enfatizou a diretora-secretária aos acadêmicos.
Ao longo da palestra, foram explorados diversos aspectos cruciais da atuação do CRF-PR, desde o papel na regulamentação da profissão, a importância da fiscalização do exercício profissional até a garantia da qualidade dos serviços prestados à população.
Os estudantes foram inspirados a refletir sobre seu futuro papel como farmacêuticos. "É uma honra poder contribuir para a formação desses jovens", disse Dra. Greyzel ao final da palestra. "Nossa profissão é um pilar fundamental da saúde pública, e é essencial que os futuros farmacêuticos compreendam o papel importante que o CRF-PR desempenha em nossa jornada."
Ao encerrar sua apresentação, Dra. Greyzel, que foi aplaudida pelos acadêmicos, fez questão de fazer um agradecimento muito especial à FAPAR e às professoras: Dra. Jaqueline de Jesus Aschenbrenner e Dra. Nilce Mary Turcatti Folle, que estavam presentes na palestra e também destacaram a importância da parceria do CRF-PR com as instituições de ensino, levando conhecimento e promovendo aos estudantes a reflexão sobre seus papeis como futuros farmacêuticos.
No dia 5 de março de 2024, alunos e professores do curso de Farmácia Fapar do período noturno, dando continuidade ao Projeto de Extensão, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, participaram da palestra ministrada pelo vice-presidente do CRF-PR, Dr. Valquires Godoy, sobre a relevância dos conselhos profissionais para o farmacêutico e para a sociedade em geral.
Em sua apresentação, Dr. Valquires destacou o papel fundamental dos conselhos profissionais na regulamentação da profissão farmacêutica, na promoção da ética e na garantia da qualidade dos serviços prestados à população.
"Os conselhos profissionais não são apenas órgãos reguladores, mas sim guardiões da nossa profissão e da saúde da população", disse Dr. Valquires durante a palestra. "É por meio do nosso engajamento e participação ativa que podemos fortalecer a nossa profissão e contribuir para uma sociedade mais saudável e justa."
Os acadêmicos presentes tiveram uma visão abrangente sobre como o CRF-PR atua para o desenvolvimento e a valorização da profissão, além de desempenhar um papel fundamental na defesa dos interesses dos profissionais e na proteção da saúde pública.
Ao término do evento, Dr. Valquires Godoy agradeceu à coordenadora do curso de Farmácia, Dra. Tatiane Boutin, pela oportunidade de contribuir na formação dos futuros farmacêuticos.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023, aconteceu no auditório da Instituição a 4ª Oficina da Saúde da Mulher e da Criança Indígena organizada pela SESAI (Secretaria de Saúde Indígena) e Ministério da Saúde. Reduzir as mortes de bebês e crianças indígenas com até 5 anos de idade; ampliar as gestantes com acesso ao pré-natal; implementar as consultas de crescimento e desenvolvimento para crianças indígenas menores de 1 ano; ampliar o acompanhamento pela vigilância alimentar e nutricional das crianças indígenas menores de 5 anos; investigar os óbitos materno-infantil fetal; fortalecer e ampliar a assistência são todas ações importantíssimas que médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e técnicos de enfermagem realizam junto ao povo indígena.
Este encontro reuniu equipes do Paraná, São Paulo e Santa Catarina com o intuito de capacitar as equipes com relação a assistência saúde desta população. No último dia aconteceu a pintura da barriga de uma gestante, técnica denominada Belly Painting.
Foram 03 dias de muita troca de informações, aprendizados, conhecimento, cantos indígenas e pintura corporal.
Projeto de Extensão: Interdisciplinaridade
Através do Projeto de Extensão de Interdisciplinaridade, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da Fapar aconteceu nos dias 26 a 31 de outubro de 2023 a II Jornada Acadêmica intercursos.
A Jornada Acadêmica é um evento intercursos que promove a aproximação dos acadêmicos a realidade do mercado de trabalho multiprofissionais através de palestras, mesas redondas, oficinas, mini-cursos e apresentações de trabalhos científicos (oral e/ou bannner). Estas têm como objetivo agregar conhecimentos às áreas de atuação e complementar a formação acadêmica além da sala de aula.
Na programação da jornada contamos com as seguintes palestras: Legislação em Estética; Farmacoterapia canabinoide: perspectivas e desafios; Aspectos jurídicos da lei de drogas e Ergonomia e Biossegurança em Ambientes de Saúde.
Além das palestras os alunos tiveram a oportunidade de participar do Curso de Injetáveis promovido pelo CRF – PR; oficina de farmacotécnica e apresentação de banners.
Foram dias de muita troca de conhecimento entre os alunos dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Direito e Engenharia com direito a um delicioso coffee break organizado pelos alunos do CRF Júnior.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, os alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem prepararam um material sobre a conscientização para o câncer de mama bem como material sobre uso correto de medicamentos, medicamentos permitidos durante a gestação, como fazer o autoexame. Ações realizadas em sala de aula com a participação de professores, alunos e comunidade Fapar.
Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Brasil, em 2018, a Lei nº 13.733 instituiu o Mês de conscientização sobre o câncer de mama – outubro rosa, período em que devem ser desenvolvidas as seguintes atividades, entre outras:
Projeto de Extensão: CRF-PR SUMMIT 2023: Tecnologia e Inovação.
Nos dias 14 e 15 de setembro, alunos e professores do curso de Farmácia Fapar, dando continuidade ao Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, participaram do evento intitulado “CRF-PR SUMMIT 2023”, que teve como principais focos tecnologia e inovação. O debate foi em torno de uma nova perspectiva de atuação do farmacêutico, suas habilidades e competências no cuidado com o paciente ao mesmo tempo em que as novas tecnologias estão moldando e ampliando a prática farmacêutica.
Foram destacados eixos estruturais da profissão para grandes reflexões e debates: Cuidado Farmacêutico e Farmácia Clínica, Farmácia Hospitalar, Farmácia Estética, Análises Clínicas, Assistência Farmacêutica, Empreendedorismo, Práticas Integrativas e Complementares entre outros.
O evento contou com a participação de renomados palestrantes que se destacam no desenvolvimento da profissão e das ciências farmacêuticas, proporcionando aos participantes uma excelente oportunidade de atualização nos diversos segmentos de atuação do farmacêutico. O foco também se deu nas atividades de prática diária, que refletem diretamente no papel do farmacêutico na jornada de saúde do paciente.
As palestras ainda foram transmitidas pelo Youtube, para que todos os envolvidos pusessem acompanhar.
Projeto de Extensão: Café com a Enfermagem na FAPAR.
No dia 28 de setembro de 2023, os alunos dos cursos de graduação de Enfermagem e de Farmácia, deram início ao Projeto de Extensão de Responsabilidade social, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da Fapar, sob orientação da Profa. Érica, o qual visa promover a saúde da pessoa idosa. Neste dia, como parte da integração foi realizado o evento denominado: Café com a Enfermagem.
Diversos idosos foram recepcionados pelos alunos da enfermagem e direcionados para coleta de sangue. Os exames laboratoriais serão realizados pelos alunos do curso de Farmácia promovendo assim o conhecimento adquirido em sala de aula em análises clínicas.
Após a coleta de sangue, os idosos puderam participar de um delicioso café da manhã preparado pelos graduandos de Enfermagem, bate papo, dinâmicas e agendamento de consultas de enfermagem e farmácia (aos poli medicados). De acordo com a Organização da Saúde (OMS), o envelhecimento apresenta desafios e oportunidades. Isso significa que cuidados básicos de saúde e visão de cuidados de longo prazo são fundamentais para a mudança do cenário atual e, os nossos alunos da Fapar podem ajudar e contribuir na vida de muitos idosos.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
No dia 15 de setembro de 2023 os alunos dos 1º e 2º períodos do curso de Farmácia, dando continuidade ao Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, estiveram no Laboratório Municipal de Curitiba junto com a Profa. Tatiane para acompanhar de perto todas as atividades que o Farmacêutico pode executar nas análises clínicas.
O farmacêutico bioquímico ou que tenha a formação generalista pode atuar nas análises clínicas e toxicológicas. Esses profissionais estão aptos a interpretar laudos e pareceres, realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas, realizar estas análises, gerenciar e responsabilizar-se tecnicamente pelas análises clínico-laboratoriais, incluindo exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, ou que envolvam biologia molecular. Além disso, podem avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outras substâncias em exames laboratoriais.
Além disso os alunos entenderam um pouco mais das atividades que devem e são realizadas no SUS, na saúde pública. Uma super experiência para todos!
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS são atividades acadêmicas desenvolvidas sob a orientação, supervisão e avaliação de docentes e realizadas pelos discentes, vinculadas a disciplinas nos oito semestres letivos.
Neste segundo semestre de 2023, os alunos do curso de Farmácia da do 3º/4º período manhã, dando continuidade ao Projeto de Extensão de Responsabilidade social, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, sob orientação da Profª Drª Janaina e em parceria com a Farmácia Bula Farma sob Supervisão técnica da nossa aluna egressa e agora Farmacêutica Ana Paula Grendel, estão desenvolvendo e aplicando os conhecimentos sobre: orientação farmacêutica, interações medicamentosas e uso correto dos medicamentos.
Além das questões farmacológicas, os alunos também realizaram exames de glicemia capilar e aferição da pressão arterial assim, puderam fazer diversas anamneses e consultas farmacêuticas. Tudo sob orientação da Farmacêutica Ana Paula.
Estas atividades acontecem todo sábado no período da manhã e durante todo o 2º semestre de 2023.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas, a realidade das profissões na comunidade.
Graduandos de psicologia conheceram hospital psiquiátrico e a realidade dos familiares de pessoas diagnosticadas como esquizofrênicos, dando continuidade ao Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR.
A turma do 6º e 7º períodos de Psicologia cursou, no primeiro semestre de 2023, a disciplina de Psicopatologia Geral e teve seus primeiros contatos com a compreensão e classificação dos transtornos mentais. Nas aulas do professor Luiz Geremias, as alunas e alunos puderam entender a importância do diagnóstico e refletir sobre os critérios para a definição do normal e do patológico. Além disso, foram abordados as diversas formas de perturbação mental e os dispositivos que orientam as diretrizes diagnósticas em psiquiatria.
Como parte das atividades, a turma realizou uma visita técnica no Hospital San Julian, localizado em Piraquara. Recepcionados e guiados pelo psicólogo Fábio Luís da Silva, conheceram detalhadamente as 3 unidades da instituição e entrevistaram os profissionais envolvidos na assistência. Na aula seguinte, foi a vez do psicólogo Fábio visitar a turma na FAPAR e realizar uma instigante palestra sobre o papel do psicólogo em uma instituição psiquiátrica.
Na sequência, a AMME (Associação de Mãos de Mães de Pessoas com Esquizofrenia) também palestrou para a turma, transmitindo a importante experiência e vivência dos familiares de pessoas diagnosticadas com esse grave transtorno psíquico. A enfermeira Fernanda Lima Toneloto e a presidente da AMME, Sarah Nicolleli, falaram sobre o tema “Esquizofrenia: sim! É possível viver e conviver”.
Projeto de Extensão: Interdisciplinaridade
Através do Projeto de Interdisciplinaridade, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de maio de 2023 o I Simpósio da Saúde FAPAR e a VIII Semana acadêmica de Farmácia. Estudantes de todos os cursos da saúde, funcionários e comunidade puderam participar deste lindo evento organizado pelos estudantes do curso de Farmácia, os alunos do CRF Júnior.
O simpósio contou com a participação de psicólogos falando sobre as mudanças de comportamento que surgiram após a pandemia da covid e como devemos lidar frente as dificuldades do dia a dia.
No segundo dia, 04 palestras aconteceram de forma simultânea e os alunos puderam escolher qual assistir. A palestra sobre aromaterapia estava super cheirosa e até massagem na mão os alunos tiveram. Na palestra de injetáveis os alunos puderam aprender todas as técnicas de injeção. Sinais vitais abordou como aferir pressão arterial, temperatura e oxigenação de forma correta. E na palestra de nutrição enteral e parenteral foram abordadas as questões de preparo destas nutrições e seu objetivo.
No último dia os alunos do curso de Farmácia e Enfermagem puderam expor seus trabalhos e colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. Os alunos abusaram da criatividade, do bom humor e do conhecimento. Estão todos de parabéns pelos trabalhos apresentados, enriquecedor!!!
Parabéns a todos os professores envolvidos na organização e banca dos trabalhos. Parabéns aos alunos do CRF Júnior que além de organizar tudo nos serviram deliciosos coffee breaks e parabéns a todos que participaram.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
Nos dias 06 e 07 de março de 2023 os alunos do curso de Farmácia, 2.º e 3.º período matutino, dando continuidade ao Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, estiveram no Laboratório Municipal de Curitiba junto com a Prof.ª Dr.ª Nilce para acompanhar de perto todas as atividades que o Farmacêutico pode executar nas análises clínicas.
Os alunos puderam acompanhar todo o processo de recebimento de amostras, triagem, processamento e liberação de resultados dos mais diversos setores como: Imunoquímica, hematologia, urinálise e microbiologia.
Além disso os alunos estenderam um pouco mais das atividades que devem e são realizadas no SUS, na saúde pública. Uma super experiência para todos!
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
O Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR levou os acadêmicos de Farmácia da FAPAR a visitarem a Indústria Farmacêutica referência em fitoterapia no Brasil, Herbarium.
No dia 24 de fevereiro de 2023 os alunos do curso de Farmácia, sob a supervisão da Prof. Janaína, fizeram uma visita técnica na Indústria Farmacêutica referência em fitoterapia no Brasil, Herbarium.
Os alunos tiveram o privilégio de conhecer os vários setores da indústria, como o recebimento das matérias primas, fabricação das linhas de produtos como: fitoterápicos tradicionais, suplementos alimentares, fitocosméticos e fitomedicamentos éticos, controle de qualidade e outro. Este é mais um ramo que os futuros farmacêuticos podem seguir.
Foi uma experiência incrível, e, rodeados por natureza, a Herbarium faz jus ao nome! Agradecemos a Herbarium pela oportunidade!
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
O Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das Profissões na Comunidade, levou os estudantes de Farmácia do 7.° e 8.° período realizaram uma visita ao Hospital Universitário Cajuru.
Eles tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do HUC, assim como conhecer mais a fundo a Farmácia Hospitalar e Clínica, seu fluxo de atendimento e serviços prestados.
Essas são duas das áreas de atuação do Profissional Farmacêutico, duas áreas que estão em crescimento no mercado.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR.
O Curso de Direito e o Núcleo de Prática Jurídica da FAPAR – Faculdade Paranaense, sob coordenação do professor Luiz Artur Dias, realizaram atendimento a comunidade na Escola Estadual Bayard Osna, Rua Rio Santana Nº 459, Fazenda Rio Grande, vinculado ao Eixo III – Responsabilidade Social da FAPAR, do Projeto de Extensão Comunitária da FAPAR; proporcionando aos acadêmicos de direito uma visão prática da advocacia, mediante atendimento a comunidade do município de Fazenda Rio Grande – PR. A atividade foi realizada com os alunos regularmente matriculados no curso de Direito, a partir do 7º período. As vagas remanescentes foram disponibilizadas aos semestres inferiores em ordem decrescente de prioridade.
Projeto de Extensão Comunitária: Interdisciplinaridade
Os alunos dos cursos de Estética e Cosmética e Fisioterapia (FAPAR) realizam, ao longo dos semestres, atendimento na área Estética, tanto de embelezamento quanto funcional, na comunidade interna da IES. Esse projeto tem como objetivo desenvolver, sob orientação e supervisão de um professor, as habilidades práticas dos alunos de ambos os cursos, a caracterização das avaliações em estética e, de forma secundária, proporcionar um momento de relaxamento e valorização dos funcionários e colaboradores da IES.
Atendimento à comunidade da IES – Outubro Rosa.
Atendimento prático retomada Pandemia.
Continuidade de atendimento aos funcionários.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
No dia 08 de dezembro de 2022, o Núcleo de Prática Jurídica da FAPAR – Faculdade Paranaense, sob coordenação do professor Luiz Artur Dias, abriu edital de visita ao Tribunal de Justiça do Paraná – TJPR onde alunos de todos os períodos foram convidados a visitar a sede do Poder Judiciário do Paraná. A visita teve início às 14:30 com um passeio a sala dos ex presidentes da casa, posteriormente os alunos foram levados a conhecer o plenário da casa, a sala da OAB, bem como outras dependências do tribunal. No final da visita foi realizado uma apresentação de como funciona o processo de votação e organização do plenário.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
No dia 11 de outubro de 2022, o Curso de Direito e o Núcleo de Prática Jurídica da FAPAR – Faculdade Paranaense, sob coordenação do professor Luiz Artur Dias, abriu edital de visita técnica a CENTRAL DE FLAGRANTES, onde alunos de todos os períodos foram convidados a visitar a Delegacia responsável por flagrantes de Curitiba, localizada no bairro portão. A visita mostrou todos os ambientes e infraestrutura da delegacia, como a carceragem, sala de apreensão de drogas e salas administrativas. Tudo foi acompanhado por uma agente policial. Ao final tivemos uma conversa com o delegado onde foi explicado todos os procedimentos desde a chegada do detento, dos advogados, até a audiência.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
No dia 03 de Junho de 2022, o Núcleo de Prática Jurídica da FAPAR – Faculdade Paranaense, sob coordenação do professor Luiz Artur Dias, em consonância com o Comitê de Projetos de Extensão Comunitária, abriu edital de visita técnica a Assembleia Legislativa do estado do Paraná – ALEP onde alunos de todos os períodos foram convidados a visitar a sede do Poder Executivo Estadual. A visita mostrou o processo de elaboração das leis, bem como a visita aos gabinetes e ao plenário da casa.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
No dia 02 de junho de 2022, o Curso de Direito e o Núcleo de Prática Jurídica da FAPAR – Faculdade Paranaense, sob coordenação do professor Luiz Artur Dias, abriu edital de visita técnica ao Palácio Iguaçu, onde alunos de todos os períodos foram convidados a visitar a sede do Poder Executivo Estadual. A visita mostrou todos os ambientes e infraestrutura do prédio, como a sala do governador, sala de reuniões do governo do estado, processos internos de segurança e administrativos e ao final foi ministrado uma palestra na capela do palácio explicando o funcionamento e importância do executivo na administração pública estadual.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade Social, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, acadêmicas desenvolveram ação de Orientação sobre a Saúde da Mulher, e distribuíram lembrancinhas na FEPE (Unidade Concedente).
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, o curso de Enfermagem da FAPAR, realiza mais uma vez, a Pascoa Solidária, na FEPE, com distribuição de doces e ação educativa.
Projeto de Extensão: Interdisciplinaridade
Através do Projeto de Interdisciplinaridade, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR foi realizada a Semana de Enfermagem FAPAR. Realizado na modalidade híbrida, onde os Palestrantes participaram On Line via ZOOM e no dia 12 de maio os acadêmicos do 7º período de Enfermagem participaram com a exposição de Banners.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR os acadêmicos da FAPAR realizaram ações de Orientação, dinâmicas e demonstração para a Prevenção do Câncer de Mama nas USF’s do município de Pinhais, no projeto Outubro Rosa.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, os alunos de Enfermagem da FAPAR realizaram a Campanha de Vacinação em Campo Largo (concedente). Realizado campanha de vacinação pelos acadêmicos de enfermagem para COVID 19 em Campo Largo.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, foram realizadas ações de prevenção em UPA. Abordagem em Recepção de Unidade de Pronto Atendimento, com orientação e direcionamento de pacientes para atendimento primário.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, o curso de Enfermagem realizou em Pinhais uma capacitação junto aos colaboradores do Município em Unidades de Saúde da Família:
Unidade de Saúde da Família
Teatro em Sala de Espera da USF Perdizes em Pinhais
Palestra com Dinâmica para as Gestantes da USF Perdizes em Pinhais. Foi abordado o Tema: Desmistificando o Banho do Recém-Nascido, realizaram brincadeiras e ofertaram lembrancinhas para o banho do RN.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, o curso de Enfermagem da FAPAR realizou um trabalho de Educação em Saúde na Escola Infantil de Pinhais. Foi abordado o tema sobre Verminose com crianças de 4 anos.
Projeto de Extensão: Responsabilidade Social
Através do Projeto de Responsabilidade social, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, o curso de Enfermagem da FAPAR realizou projeto de educação em saúde na Praça de Curitiba.
Projeto de Extensão Comunitária: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
Através do Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, os alunos do curso de Enfermagem da FAPAR realizaram uma visita ao Hospital Zilda Arns em Curitiba.
Projeto de Extensão Comunitária: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
Através do Projeto de Visitas Técnicas, aprovado pelo comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, os alunos do curso de Enfermagem da FAPAR, realizaram visita ao IML de Curitiba.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
O 2.°Jantar em homenagem aos Biomédicos do Paraná, contou com nossos estudantes de Biomedicina, no Projeto: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade, onde puderam participar da realidade da profissão em um evento social. Além de reunir toda classe e fortalecer a categoria - que engloba mais de 5.000 profissionais em todo Estado - foi uma oportunidade para trocar experiências, rever amigos, fazer novos contatos e promover a Biomedicina.
Momento de valorizar a educação, ensino e a pesquisa na área da Biomedicina e enaltecer o quão importante é esta profissão.
Projeto Extensão – Interdisciplinaridade.
No dia 28 de outubro de 2022 aconteceu o nosso II Curso de injetáveis teórico e prático ministrado pelos Farmacêuticos, Márcio Antoniassi e Tato, Presidente e Vice presidente do CRF – PR. O curso de Aplicação de Injetáveis, pertencente ao projeto de Extensão: Interdisciplinaridade, tem como objetivo capacitar profissionais que atuam na área de saúde para realizar esse procedimento de maneira correta, humanizada e eficaz, prezando pela saúde do cliente/paciente e atualizar os mesmos quanto a técnicas de aplicação.
Além de aprender sobre o preparo e administração de medicamentos, foi abordado outros assuntos como:
Os alunos passaram o dia todo na FAPAR, com direito a apostila, coffee break (com patrocínio da Cristália) e muito conhecimento. Com certeza foi um dia muito especial para todos os alunos que puderam participar.
Parabéns aos alunos do CRF Júnior que organizam todos os eventos com muito carinho e dedicação!
Projeto Extensão – Responsabilidade Social da FAPAR
O Dr. Claudio Paciornik, Graduado em Medicina pela UFPR, Homeopata, Mastologista, Obstetra e Ginecologista ministrou uma palestra para os alunos do curso de Farmácia sobre a cura com a especialidade Homeopatia.
Esta área tem cumprido um relevante papel social na saúde em nosso país e no mundo.
Com vasta experiência na área, o médico dividiu suas experiências de tratamento com homeopatia demonstrando a importância desta área para os futuros farmacêuticos.
Projeto Extensão – Responsabilidade Social da FAPAR.
No dia 17 de outubro de 2022 os alunos do 7.º e 8.° período do curso de Farmácia, receberam, através da Prof. Janaína, a convidada da comunidade, Patrícia Sarruf, que ministrou uma palestra sobre a "Cannabis medicinal".
Além de falar sobre os trâmites legais para conseguir o Cannabidiol para tratamento e sistema endocanabinoide, ela também relatou as inúmeras dificuldades que enfrenta para tratar seu filho, com epilepsia retratária de difícil controle, desde que nasceu, hoje com 6 anos. Foi visível o interesse dos alunos a respeito de um tema de relevante papel social, pela considerável participação de todos.
Projeto Extensão – Interdisciplinaridade.
No dia 04 de outubro de 2022, os acadêmicos do curso de Psicologia da FAPAR participaram de debate sobre o seguinte tema: Subjetividade da população em situação de rua.
A mesa redonda contou com a presença dos alunos do curso da Psicologia, na disciplina Práticas Sociais e Subjetividade, sob a coordenação da Professora Ms. Glauce Thais Bezerra Souza Barros, Psicóloga (CRP 08/222208).
O objetivo da mesa redonda foi obter informações sobre a população em situações de rua na cidade de Curitiba/PR. A presença de indivíduos nas ruas é uma realidade presente e vem se intensificando no Brasil, segundo Zanella e Sicari (2017).
O psicólogo João Vitor da Silva (CRP 08/25123) trouxe informações de sua pesquisa de Mestrado, incluindo conceitos, terminologias, estatísticas, dados informativos e contribuições acadêmicas relativas a esse assunto, principalmente sobre a cidade de Curitiba/PR, para os estudantes presentes.
Projeto Extensão – Interdisciplinaridade.
No dia 06 de outubro de 2022, os acadêmicos do curso de Psicologia da FAPAR participaram do 1.° Ciclo de Extensão da Psicologia da FAPAR, aprovado pelo Comitê de Extensão da FAPAR do debate sobre: Orientação Vocacional.
A mesa redonda teve como objetivo mostrar aos alunos e comunidade interna e externa a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional, para o exercício da prática profissional na área de psicologia.
A psicóloga Juliana Indjaian (CRP 08/11323) esclareceu dúvidas pertinentes ao assunto de modo a acrescentar informações essenciais no âmbito organizacional, assim como no âmbito escolar, de modo que além dos estudantes de Psicologia adquirirem ferramentas práticas para adentrar nesses dois campos do mercado de trabalho, a comunidade pudesse se beneficiar do conhecimento produzido.
A mesa redonda contou com a presença dos alunos do curso da Psicologia, colaboradores da FAPAR e convidados da comunidade externa, sob a coordenação da Professora Ms. Glauce Thais Bezerra Souza Barros, Psicóloga (CRP 08/222208).
Projeto Extensão – Interdisciplinaridade.
No dia 13 de outubro de 2022, os acadêmicos do curso de Psicologia, comunidade externa e colaboradores da FAPAR, participaram de debate no 1.° Ciclo de Extensão da Psicologia, sobre: Psicologia Escolar x Psicologia Clínica.
O objetivo desse evento foi esclarecer a função da psicologia escolar e da psicologia clínica, pois essas abordagens ainda são confundidas pela comunidade escolar. A psicóloga Luciane Borghi Duarte (CRP 08/14351) mostrou as diferenças entre as abordagens, e trouxe experiências vivenciais sobre o tema, com situações práticas e soluções reais que aconteceram durante seu percurso profissional na área.
A mesa redonda contou com a presença dos alunos do curso, pedagogos da comunidade e colaboradores da FAPAR, sob a coordenação da Professora Ms. Glauce Thais Bezerra Souza Barros, Psicóloga (CRP 08/222208).
Projeto Extensão – Interdisciplinaridade.
No dia 27 de outubro de 2022, os acadêmicos do curso de Psicologia da FAPAR participaram da atividade de Extensão Comunitária, aprovada pelo Comitê de Extensão da FAPAR, denominado 1.° Ciclo de Extensão da Psicologia, com o debate temático: Os médicos e a Psicologia Escolar no ambiente escolar.
A mesa redonda teve como objetivo esclarecer a importância da integração da equipe multidisciplinar juntamente com a área médica no acesso aos serviços de saúde.
A médica psiquiatra Dra. Claudia P. C. Aguilar (CRM 15022) explicou sobre as patologias possíveis que poderiam ser identificados pela equipe escolar e explicou sobre as formas de encaminhamentos para que o aluno identificado fosse acolhido e assistido por essa equipe.
A psicóloga Lurdes F. de Oliveira (CRP 08/8891) ensinou a importância da psicóloga escolar dentro do contexto acadêmico, diante das patologias trazidas pela médica psiquiatra e ressaltou a importância do acolhimento desse alunado nessa ou em qualquer outra situação para o desenvolvimento da sua aprendizagem.
A médica neuropediatra Dra. Fernanda B. Colomé (CRM 33338) não pode comparecer por motivos pessoais.
A mesa redonda contou com a presença dos alunos do curso da Psicologia, na disciplina Psicologia Escolar, sob a coordenação da Professora Ms. Glauce Thais Bezerra Souza Barros, Psicóloga (CRP 08/222208).
Projeto Extensão – Responsabilidade Social da FAPAR.
Alunos da FAPAR participam da Campanha Biomedicina Solidária: A fome não pode esperar!
No dia 18 de agosto de 2022 o Conselho Federal de Biomedicina e os órgãos de classe regionais deram início à campanha Biomedicina Solidária: A fome não pode esperar!
O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores, agasalhos e brinquedos em bom estado de conservação para serem doados a instituições que atendem populações carentes.
Por meio do Projeto de Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR, os alunos de Biomedicina da FAPAR participaram desta linda ação e no dia 28 de outubro de 2022 levaram até a sede do CRBM 194 kg de alimentos arrecadados (205 unidades de produtos). Além de formar nossos alunos tecnicamente, precisamos demonstrar apoio as atividades de amor ao próximo e ajudar quem mais precisa de apoio.Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
Os alunos do 6.º e 7.º período de Biomedicina tiveram a oportunidade de conhecer o IML no dia 13 de abril de 2022 sob supervisão do Professora Doutora Janaína Barbiero.
O IML presta serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal. Realiza perícias médico-legais em cadáveres, partes de corpos, ossadas completas ou não, e em pessoas vivas, além de exames complementares (laboratoriais) nas áreas de anatomia patológica, toxicologia, química legal e sexologia forense, requisitadas por autoridades policiais e judiciárias, necessárias ao esclarecimento dos processos policiais, judiciários e administrativos.
O Comitê de Extensão da FAPAR, ressalta a importância de nossos estudantes conhecerem a realidade das profissões em suas mais diversas atuações na comunidade.Projeto Extensão – Responsabilidade Social da FAPAR
O segundo período do curso de Farmácia/FAPAR está participando do Projeto de Extensão – Responsabilidade Social da FAPAR, com muita garra no tema Sociedade Sustentável.
O conceito de sustentabilidade envolve a compreensão de que para se ter uma sociedade sustentável precisamos nos atender as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Para despertar nos acadêmicos a vivência de ações sustentáveis foram escolhidos os 5 temas: redução de emissão de gases, menos desperdício, economia circular, agricultura orgânica e cultural.
1) Redução de emissão de gases com ações como: fume menos, não use carro ou moto, faça carona solidária, caminhe mais, reduza o consumo de carne.
2) Menos desperdício: com embalagens, plástico, água e. alimentos.
3) Economia circular: reutilizar, reciclar (doação de roupas, calçados não utilizados, descarte correto de remédios)
4) Agricultura orgânica. Utilizar um espaço em casa ou na Faculdade FAPAR para o plantio de uma horta comunitária e orgânica. Os acadêmicos realizam o plantio, doam as mudas e a comunidade acadêmica se beneficia.
5) Cultural: após a realização dos quatro temas elencados acima os alunos farão um encontro no final do semestre, após as avaliações, para mostrarem, em um ambiente lúdico de descontração, a capacidade de expressar o que vivenciaram através de música, teatro e poesia.
As atividades foram iniciadas com o tema agricultura orgânica com o plantio em um espaço da FAPAR, atrás do Lab. de Farmácia. Aos alunos plantaram 22 de setembro de 2022 alface verde, alface roxa, abobrinha, beterraba, cebolinha, salsinha e salvia.
Os acadêmicos terão que acompanhar o desenvolvimento para garantir a colheita.
Os beneficiários serão compostos pela comunidade acadêmica: alunos, professores, diretores e funcionários.Projeto Extensão – Responsabilidade Social da FAPAR.
Nos dias 25 e 26 de agosto de 2022 aconteceu a inauguração do tão sonhado consultório farmacêutico. As disciplinas de Estágio em Assistência Farmacêutica e Estágios em Atividades Farmacêuticas ministradas pelos professores Luiz Kae, Débora Radulski e Jaqueline irão utilizar, e muito, o consultório farmacêutico, com vistas ao atendimento da comunidade interna e externa.
A programação contou com palestras de dois farmacêuticos com experiência na área, os doutores Kauê Justo e Fernando Henrique Zonzini, além de um delicioso coffee break (patrocinado pela BRA Cursos de Capacitações).
A prática clínica do farmacêutico está regulamentada desde 2013 pela resolução CFF n.º 585, que define as atribuições clínicas do farmacêutico. Em consultório farmacêutico o farmacêutico pode prescrever medicamentos e outras tecnologias em saúde, conforme os critérios definidos na resolução CFF n.º 586/2013, e realizar práticas que sejam reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia, conforme a Resolução CFF n.º 572/2013 ou conforme regulamentação posterior.
Contamos também com a participação dos alunos do CRF Júnior que realizaram belíssima arte e divulgaram o evento à comunidade.Projeto Extensão – Interdisciplinaridade.
Na semana de 06 a 10 de junho de 2022 aconteceu a "VII Semana Acadêmica de Farmácia da FAPAR". Durante a semana todos os alunos dos cursos de Saúde, tiveram a oportunidade de assistir a palestras com profissionais renomados e de diferentes áreas de atuação.
A programação contou com assuntos de polícia científica e a descrição do dia a dia do profissional farmacêutico, farmácia clínica e a sua multidisciplinariedade, programa de residência farmacêutica, consultório farmacêutico e indústria farmacêutica.
Além de todo o conhecimento científico agregado, os alunos puderam fazer networking e participar de sorteio de livros e vouchers. Os alunos do CRF Júnior participaram realizando a arte e divulgação do evento e formulário de presença, confeccionando os certificados e assistindo as palestras. Parabéns à comissão organizadora e a todos os alunos que estiveram presente!
Projeto Extensão – Interdisciplinaridade.
Nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2022 aconteceu a I Semana de Estética multidisciplinar com a participação dos alunos dos cursos de Biomedicina, Estética e Cosmética e Fisioterapia.
A programação contou com visita técnica na clínica da doutora Caroline Dadalt, que nos recebeu com um delicioso coffee break e conversou com os alunos sobre a atuação do profissional de biomedicina na área de estética. Além disso, pudemos conhecer todas as áreas da clínica, conversar sobre esterilização de materiais, PGRSS e legislação da área.
No dia 28 de abril, aconteceu uma palestra sobre bioestimuladores com a biomédica Karla Malachiski, professora que representou o Instituto BRA com sua excelente apresentação.
E, para fechar a Semana de Estética com chave de ouro, a professora e coordenadora do curso de Estética, Giovana T. Felizari, levou os nossos alunos até a sua clínica e explicou sobre os diversos tipos de tratamento e equipamentos da área.
O Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR parabeniza a todos que participaram desta semana produtiva, linda e rica de conhecimentos muldidisciplinares!Projeto Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR.
O Projeto de Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR em conjunto com os estudantes de 6.º e7.º períodos de Biomedicina da FAPAR estiveram na Associação Fênix, no dia 17 de maio de 2022, com o propósito de doar alimentos, roupas e produtos de higiene.
A Associação Fênix é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), fundada em 21 de junho de 2006 - que iniciou seu trabalho tendo como missão combater a violência, com ênfase na violência sexual e doméstica, intervir em conflitos familiares e atender crianças, adolescentes e jovens vivendo e/ou convivendo com HIV/Aids por meio da socialização de informações e oferta de apoio psicossocial.
Os alunos arrecadaram 307 kg de alimentos, 395 peças de roupas, 18 pares de calçado, 24 caixas de leite, 13 itens de higiene e 12 cobertores.
Saber que nossos alunos estão crescendo em sabedoria e com amor ao próximo é muito bonito. Nós da Comitê de Extensão parabenizamos a todos os envolvidos!!!
Projeto Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR.
Os estudantes do curso de Enfermagem da FAPAR, participaram do Projeto: Responsabilidade Social da FAPAR com o desenvolvimento de ações de Educação em Saúde na Escola Municipal Aroldo de Freitas, no município de Pinhais. Através da parceria com a Unidade de Saúde do Tarumã (Pinhais), os estudantes atenderam com jogos educativos para abordarem os seguintes temas: 1 - Alimentação Saudável; 2 - Lavagem das Mãos; 3 - Toque e não me toque e 4 - Higiene Bucal.
O resultado de tudo isso? Imenso aprendizado e satisfação da criançada!!!Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
A realidade profissional na sociedade é coisa séria! Por meio do Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade, os estudantes dos 6º e 7º períodos de Biomedicina tiveram a oportunidade de conhecer o IML no dia 13 de abril de 2022 sob supervisão da Professora Doutora Janaína Barbiero.
O IML presta serviços de Polícia Científica na área de Medicina Legal, realiza perícias médico-legais em cadáveres, partes de corpos, ossadas completas ou não, e em pessoas vivas; além de fazer exames complementares (laboratoriais) nas áreas de anatomia patológica, toxicologia, química legal e sexologia forense, requisitados por autoridades policiais e judiciárias, quando são necessárias ao esclarecimento dos processos policiais, judiciários e administrativos.
Projeto Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR
Entre os dias 15 de março e 07 de abril de 2022, os alunos membros do CRF Júnior do curso de Farmácia da FAPAR, em conjunto com os alunos de Estética e Cosmética e Fisioterapia, participaram do Projeto de Extensão: Responsabilidade Social da FAPAR com a campanha de arrecadação de chocolates para ação beneficente na ONG "Um Lugar ao Sol", que tem sua atenção voltada às crianças carentes de 0 a 14 anos. Além da arrecadação de chocolates, a empresa/restaurante "Bull Prime" doou 70 kits contendo um saboroso lanche. Na entrega da doações, foram realizadas atividades de recorte, pintura e brincadeiras.
A história desta organização surgiu na época do Natal, no ano de 2003. Em um bar, quatro amigos estavam reunidos e, na roda de discussão, a pauta era resgatar o espírito natalino e a esperança de crianças carentes, moradoras de uma pequena favela próxima. Desta conversa surgiu uma mobilização por parte de cada um deles e, duas semanas antes do Natal, eles compraram a quantidade de brinquedos de acordo com o que o bolso de cada um pôde pagar, perto do dia do Natal, os quatro dirigiram-se para a favela imaginando que lá haveria poucas crianças, porém, enganaram-se, faltaram presentes.
No ano seguinte, sensibilizados pelas crianças que não ganharam brinquedos, o grupo se organizou para levantar a quantidade correta de presentes e também mobilizou outras pessoas para doarem carinho fraterno durante a entrega das doações, usando a figura do Papai Noel e seus ajudantes, que brincaram bastante.
No ano de 2005, três dos quatro amigos não puderam mais contribuir com verbas do próprio bolso e abandonaram as compras de brinquedos. Então, a doadora que restou, Bianca Baldini, foi a única que continuou a mobilizar, sozinha, amigos, parentes e empresas para ajudarem a colaborar com o Natal das crianças carentes.
No ano de 2007, surgiu a ideia oficializar todo este trabalho em uma Organização Não Governamental (ONG), para que, através de uma empresa jurídica, novos parceiros se aproximassem e, com isso, fosse possível aumentar a quantidade de pessoas atingidas pelo projeto, incluindo os idosos e o meio ambiente.
Atualmente, a ONG "Um lugar Ao Sol" tem 15 anos e pretende deixar de engatinhar estabelecendo parcerias sólidas e contando com um corpo de voluntários efetivos. Eentão juntos, continuaremos a mudar a realidade daqueles que precisam de "Um lugar Ao Sol".
Queremos parabenizar pelo lindo trabalho que todas as mulheres desenvolvem na ONG e também parabenizar e agradecer pelas doações de todos.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
Os alunos do 6.º e 7.º períodos do curso de Biomedicina estão em uma semana super especial, no Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade, orientados pela Professora Doutora Janaína.
No dia 22 de março de 2022, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto as atividades desenvolvidas por biomédicos no Laboratório Municipal de Curitiba. Foram visitadas as áreas de Imunoquímica, Hematologia, Urinálise e Microbiologia. Em todos os setores os alunos tiveram contato com profissionais biomédicos e todas as ações por eles desenvolvidas.
No dia 23 de março de 2022, os alunos tiveram aula prática de coleta de sangue com o intuito de complementar os conhecimentos verificados durante a visita técnic,a bem como colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula.
Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade.
Com o retorno das aulas presenciais muitas atividades retornam a acontecer, como as visitas técnicas.
O Projeto de Extensão: Visitas Técnicas: a realidade das profissões na comunidade, aprovado pelo Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, iniciou nos dias 21 e 22 de março de 2022, com os alunos estudantes de Farmácia, que estiveram no Laboratório Municipal de Curitiba junto com a professora Doutora Janaína para acompanhar de perto todas as atividades que o profissional farmacêutico pode executar no âmbito das análises clínicas.
Além disso, os alunos entenderam um pouco mais sobre as atividades realizadas no SUS, na Saúde pública. Foi uma super experiência para todos!
Projeto de Extensão Comunitária: Onde estão nossos egressos?
O programa CRF-PR Júnior (Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná) possibilita a formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná – CRF-PR.
O CRF-PR Júnior é um programa que tem por propósito promover a inter-relação entre o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR) e os estudantes do curso de graduação de Farmácia, do Estado, destacando as atividades e funções abarcadas pela profissão farmacêutica, de modo a alcançar a efetiva participação e a inserção profissional trabalhando também em prol do desenvolvimento da sociedade.
O CRF-PR espera com esse projeto impulsionar a formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho, que possam ser verdadeiros prestadores de serviços farmacêuticos, com maior desenvoltura para driblar os problemas do cotidiano e capazes de tomar decisões; graduados com maior facilidade de comunicação com a população, na formação humanitária, líderes na comunidade e no local de trabalho, profissionais com conhecimento para assumir seu próprio negócio, com sede de atualização e educação e, principalmente, profissionais apaixonados pela profissão, um verdadeiro farmacêutico “7 estrelas”.
E por onde andam os nossos ex-alunos do CRF Júnior? Agora eles não são mais ex-alunos, e sim colegas de profissão e com muito orgulho.
Eles estão em diversas áreas e nos enchendo de orgulho!!! Parabéns e sucesso a todos!!!!
Projeto de Extensão Comunitária: Onde estão nossos egressos?
Onde estão nossos Egressos? A comunidade acadêmica em conjunto com o Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR, quer saber onde estão os profissionais formados pela FAPAR.
Para o início deste projeto, vamos contar um pouco da história do nosso curso de Farmácia:
Em fevereiro de 2016 tivemos a 1.ª turma do curso de Farmácia da FAPAR; muitos e grandes foram os desafios neste início, mas com o apoio de todos e com a ajuda de ótimos alunos tudo ficou muito mais fácil. Nesta fase, diversas parcerias tiveram início e alguns alunos começaram a se destacar pelo comprometimento e liderança com o curso e com a futura profissão.
Nesta mesma época, os alunos tiveram o primeiro contato com o projeto CRF Júnior através de uma palestra com a farmacêutica Maria Augusta. Foi quando a, na época aluna, Fernanda Samad começou a sua paixão pelo CRF Júnior e por todas as atividades que o envolvem.
Durante todo o período de sua graduação, Fernanda esteve à frente como membro efetivo e presidente da CAL – FAPAR, organizando diversas ações, campanhas, palestras, reuniões e treinamentos.
Em 2018, Fernanda tornou-se presidente da CAE, passando a organizar as atividades do CRF Júnior em nível estadual, não somente local, com a FAPAR.
Em 2021, nas últimas eleições para conselheiros do CRF-PR, Fernanda lançou sua campanha, sempre trabalhando dentro da ética profissional, e obteve uma votação expressiva. Em 2022 tornou-se coordenadora do CRF – Júnior, projeto lindo que e que desenvolve talentos com todos os alunos de graduação em Farmácia no estado do Paraná.
Nós, do Comitê de Extensão Comunitária da FAPAR e comunidade acadêmica, temos muito orgulho da nossa aluna egressa pela profissional farmacêutica que está se tornando. Parabéns!